sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Saiba como evitar pelos encravados decorrentes da depilação com lâmina


É essencial ter uma pinça “em forma”. Com o tempo, ela entorta e a ponta fica cega. Para a pinça remover o pêlo perfeitamente, a ponta deve ficar perfeitamente unida para que o pêlo possa ser arrancado sem que ele escorregue. Caso você use a pinça com frequência, convém trocá-la sempre.




2Antes da depilação, higienize a pinça com álcool ou lave-a com sabonete antibacteriano.



3Além de um bom espelho, é preciso bastante iluminação - caso você não tenha um espelho com uma lâmpada potente em cima, experimente deixar o espelho fixo perto de uma janela que pegue bastante a luz do dia.



4Antes da depilação, lave seu rosto. O ideal é exfoliar a pele depois do banho (o vapor abre os poros facilitando a limpeza) e usar uma máscara facial para retirar aquela oleosidade, células mortas e impurezas que não saem só com água e sabonete.



5Para ajudar a abrir os poros da área a ser depilada, deixe uma toalha úmida com água quente sobre ela por alguns instantes antes de começar a tirar os pêlos. Só tome cuidado para que a água não esteja quente demais - você pode acabar se queimando.


6Arranque os pêlos usando a pinça, prestando atenção nos seguintes detalhes:



7Segure bem firme para o pêlo não escapar e puxe rápido e de uma vez só no sentido em que o pêlo cresce.


Uma dica importante: Sempre puxe no sentido do crescimento dos pêlos. Puxar no sentido contrário é a principal causa de pêlos encravados. Depois de arrancar o pêlo, verifique se ele foi puxado com a raiz junto. Caso contrário, arranque o que restou do pêlo.

8Após a depilação, use algodão ou cotonete embebido em adstringente. Ele vai ajudar a fechar os poros e a higienizar a área depilada. Arde um pouco, mas é necessário para manter infecções bem longe da sua pele.



9Para acalmar e aliviar a pele - além de reduzir a vermelhidão, use um gel à base de aloe vera, calêndula, azuleno ou camomila.



10Deixe a pele se recuperar da agressão (toda forma de depilação agride a pele). Ao maquiar-se ou passar outro cosmético sobre a pele que acabou de ser depilada, você estará expondo pequenas feridas a possíveis irritações. O ideal é esperar de 15 a 30 minutos antes de voltar a usar os produtos de sempre.



11Mantenha a região sempre limpa. Caso um pêlo chegue a encravar, aplique produtos antissépticos para prevenir uma possível infecção.



Se a parte que você depilou fica no corpo e não no rosto, mantenha a região seca.

Caso não seja removido adequadamente, o pêlo encravado vai continuar crescendo embaixo da pele. A bola avermelhada também continuará aumentando de tamanho até que o problema seja resolvido.

É arriscado tentar extrair o pêlo da bola avermelhada por conta própria. O ideal é procurar um dermatologista.

Caso decida arrancar o pêlo encravado, há pinças pontudas no mercado especialmente para resolver esse problema.

Continue usando um creme ou pomada antibiótica no local.

12Se os pêlos encravados continuarem aparecendo mesmo depois de tomar todos os cuidados necessários, talvez seja melhor recorrer a outros métodos de depilação. Cera quente, depilação a laser ou eletrólise são algumas das opções mais seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário