quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A VAGINA

A v@gina é apenas uma porção das partes íntimas da mulher


Às vezes, toda a parte genital da mulher é atribuída como a vagin@. Mas, na verdade, a vagin@ é apenas uma parte do todo, por assim dizer. A parte interna da v@gina de uma mulher é chamada vulva. Isso inclui os lábios interiores e exteriores, o clitór!s, o capuz do clitór!s e a abertura para a uretra e v@gina. A verdadeira v@gina é uma estrutura interna, juntamente com as outras partes do sistema reprodutivo feminino, incluindo a cérvice, o útero, os ovários e as trompas de Falópio (que às vezes são chamados ovidutos).


Corrimentos preocupantes

Embora considerada um órgão “autolimpante”, isso não significa que a v@gina não seja vulnerável. "Qualquer secreção v@ginal que pareça excessiva, dolorosa, irritante ou sem odor deve ser avaliada por um médico", disse Barnes. Ela recomenda que as mulheres sejam avaliadas se houver um corrimento anormal. “Embora às vezes ele possa ser tão simples como uma infecção por fungos, outras vezes, a infecção pode ser mais complicada, ou mesmo uma infecção sexu@lmente transmissível”, alerta a profissional.




Bactérias boas e ruins

Pode soar nojento, mas existem milhares de bactérias que vivem na v@gina. É claro que algumas delas na realidade ajudam a manter a normalidade, como os lactobacilos, responsáveis pelo controle da acidez vagin@l. No entanto, às vezes as coisas saem do controle. Quando isso acontece, as mulheres acabam liberando corrimento com cheiro estranho, ou sofrem de coceira ou queimação. "Eu sempre digo aos meus pacientes para evitar duchas higiênicas", recomenda a ginecologista. "Lavar a vagin@ com qualquer coisa que possa matar os lactobacilos pode resultar em um crescimento excessivo de outros tipos de bactérias problemáticas. A água é suficiente para limpar as regiões sem cabelo", recomenda Barnes.

2 comentários:

  1. O QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A VAGINA

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de fazer uma pergunta sexo faz bem pra vagin@ ?

    ResponderExcluir