quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Alimentação para crescer o cabelo mais forte e rápido





Quem me conhece sabe que desde pequena sempre tive o cabelo bem comprido. Há alguns meses atrás resolvi mudar e cortei o cabelo radicalmente (ok, radicalmente para mim significa uns 10, 15 cm).

Comecei então a pensar um pouco sobre o que poderia incluir na alimentação e o que poderia fazer para melhorar a saúde do cabelo, pois assim poderia incluir esses alimentos no meu dia a dia.

A má notícia é que pesquisei em várias revistas científicas e não encontrei muitos artigos que falam sobre alimentação e crescimento do cabelo em específico. Os poucos estudos que tem são bem antigos (de mais de 20 anos atrás).

Mas a boa notícia é que os achados são interessantes, e algumas dicas que encontramos de maneira mais leiga são super bacanas e não tem nenhuma contra-indicação, e só podem fazer bem!

DICAS PRINCIPAIS:

Capriche nas proteínas- nosso cabelo é basicamente uma ligação de aminoácidos (moléculas que formam a proteína). Então você precisa consumir diariamente carne vermelha, frango e peixe (um bife grande, tamanho da palma da mão pelo menos em uma refeição). Além disso ovos e queijo também se incluem.



Zinco e magnésio- zinco é um mineral que se mostrou ligado ao crescimento de cabelo em alguns estudos feitos na década de 70 e 80. Dentre as principais funções, o magnésio está envolvido na síntese das proteínas e no metabolismo energético.



Consuma biotina diariamente ou na forma de suplementação.

Tenha uma alimentação bem caprichada, com bastante frutas, verduras e legumes.

ÁGUA- mais de 6 copos por dia diariamente! A água é fundamental na hidratação.

E mais:

- Mantenha seu cabelo e couro cabeludo sempre limpo, com shampoo próprio ao seu tipo de cabelo.



-Descanse- durante o sono nosso metabolismo entra num sistema de reparação que atinge diretamente a renovação celular e com ela a saúde dos cabelos!



-Ative a circulação do couro cabeludo escovando os cabelos com escovas de madeira e cerdas macias e massageando-o suavemente. O sangue leva nutrientes essenciais ao cabelo!



E não podemos deixar de falar: procure um bom dermatologista para uma avaliação do seu cabelo. Seu nutricionista também poderá orientá-lo quanto à sua alimentação de maneira mais específica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário